O que você faz quando sobra um dinheirinho?

O objetivo de todo mundo é ter dinheiro, quer seja pra comprar aquele carrão ou aquele telefone do momento ou mesmo para fazer uma reserva de emergência. Mas o que fazer pra ver todo mês seu dinheirinho suado sobrando e o melhor, o que fazer para que ele cresça mais ainda?
Primeiro: como fazer sobrar
É bem simples: você não deve gastar mais do que ganha. Não tem muito segredo. A primeira coisa que se deve ter em mente é que parte do seu salário não é seu. Ué, mas como assim? É simples: se você paga aluguel, parte do seu salário já é do dono do imóvel. Se você tem algum financiamento, outra parte já é para quitar o financiamento. E por aí vai. A parte que é sua do seu salário é a que você faz sobrar. O ideal é que você poupe pelo menos 10% de sua renda e tornar isso um hábito. Uma boa dica para isso é fazer um planejamento, seja com o auxílio do bom e velho caderninho de gastos ou com o auxílio de aplicativos para smartphone, o importante é ter noção de quanto você ganha e quanto você tem de gastos fixos, como aluguel, alimentação, transporte, etc. Feito isso, você terá uma noção de quanto são os seus gastos fixos e quanto são os seus gastos com coisas fúteis, o que deve ser levado em conta para você tentar eliminá-los o máximo possível. Ex: se você paga a academia e vai pouco, bom seria se você saísse da academia e procurase uma alternativa mais barata ou mesmo praticar esportes ao ai livre.
Segundo: invista seu dinheiro
Você fez o seu dever de casa e sobrou dinheiro. Aí você, com toda certeza pensa em colocá-lo no Banco, mais precisamente na poupança. A poupança é uma boa opção, entretanto, rende muito pouco e dependendo da variação da inflação, pode fazer você perder seu poder de compra. Portanto, a poupança não é um bom lugar pra investir seu dinheiro. Há outros produtos de investimento que rendem bem mais que a poupança e possuem a mesma segurança que a poupança, pois há o FGC, o fundo garantidor de crédito, que garante o valor de até R$250.000,00 por instituição financeira pra investimentos tipo a poupança e outros, como o CDB (certificado de depósito bancário), LCI (letras de crédito imobiliário), dentre outros. Logo, se o banco quebrar, você que investe em poupança tem a mesma segurança que um investidor em cdb tem, só que ganhando uma rentabilidade muito menor.
Portanto,  tire o dinheiro da poupança e faça render mais investindo em produtos mais rentáveis, não caia na conversa da segurança da poupança, pois é apenas uma estratégia dos bancos para conseguir arrecadar dinheiro mais barato.

Compartilhe:

Nenhum comentário: