A influência da mídia

Tanto fiel é sua mídia quanto fiel é o seu povo!
As emissoras de TV, rádio e principalmente a internet, principal meio de comunicação utilizado por nossa geração influencia mais do que imaginamos. Textos com manipulação, com sentido controverso ou ''puxando sardinha'' para X ou Y são frequentes. Diante disso temos que estar bem atentos ao que lemos, ouvimos e vemos na internet: podemos criar dogmas fictícios, errôneos, por influência da mídia.
Hoje em dia, na era da informação rápida,somos bombardeados por informações de todos os lados. Estamos no período da humanidade que mais se produz informação: nos jornais, revistas, tv's, blogs, etc. São diversos os meios que a evolução nos proporcionou, e temos que aproveitá-las por demais, pois nunca foi tão fácil saber das notícias, da história, de vários assuntos de nosso interesse. Nos mais variados sites da internet, temos conteúdos voltados à educação, saúde, lazer: nunca foi tão fácil aprender e ensinar na internet.
Em sites de vídeos, como o You Tube, há diversos canais e pessoas que produzem conteúdos, que vivem somente para a produção destes, como os youtubers. Essas pessoas mantém uma grande influência sobre o público: suas ideias, seus gostos, enfim, tudo o que essas pessoas falam e fazem, para muitas pessoas, são tidas como verdade absoluta e influenciam muito na opinião. A posição de telejornal, de um jornal impresso pode mudar, muitas vezes, o rumo de um crime, criar falsos boatos, falsos culpados.
Por trás de quem produz esses conteúdos, há pessoas interessadas no público que estão envolvidos, no público-alvo: essas pessoas que ouvem, leem ou veem o conteúdo estão, de certa forma, submetidos a influência ideológica. Isso é visto claramente nas propagandas do governo federal informando dos benefícios que serão trazidos em uma vindoura aprovação da reforma da previdência. Cria-se uma situação de impasse em que duvida-se do que antes era tido como verdade, o que é certamente potencializado pela falta de informação do público, fazendo com que muita das vezes vista-se o herói na capa de vilão.
Essas formas de manipulação estão ligadas diretamente, na maioria das vezes, aos interesses de grande empresários ou por interesse político. Vimos isso no principal telejornal nacional, quando não noticiou eventos claramente notórios, mas que iam de encontro aos interesses de pessoa que a emissora defendia.

Dessa forma, cabe somente a nós filtrar as informação que recebemos e formar nossa própria opinião. Um receptor é, de certa forma, um construtor de informação: nas conversas, a notícia se espalham e toma proporções gigantescas. Não queremos ser enganados por uma pessoa enganada. Ter censo crítico é, antes de mais nada, ser uma pessoa mais correta.
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